SUÍÇA que me Encanta, uma Beleza Surpreendente
mais
Arrow
Arrow
Shadow

Contrastaria de Gondomar é a maior de Portugal

Notícias domingo, 08 janeiro 2023 13:41

As Contrastarias servem para ensaiar e marcar os artigos com metais preciosos por aposição de marcas de contrastaria que garantam a espécie e o toque dos respetivos metais preciosos.

A marca de contraste é uma das mais antigas formas de proteger os direitos do consumidor.

Em Portugal já é feito há 140 anos. A marca de Contrastaria garante a espécie e o toque dos artigos com metais preciosos – ouro, prata, platina e paládio.
Em Portugal, a Contrastaria é a entidade que garante a certificação das peças, assegurando a proteção do consumidor, prevenindo a falsificação e promovendo a leal concorrência entre os operadores económicos.

 

Serviço de excelência da Contrataria Portuguesa

 

Desde o passado dia 22 junho de 2020, que a delegação de Gondomar da Contrastaria da INCM, está instalada nas novas instalações, situadas no parque tecnológico Goldpark deste concelho, onde a indústria da ourivesaria tem maior expressão a nível nacional.

A delegação de Gondomar oferece agora condições excecionais de atendimento ao seus clientes e parceiros. Ao nível da modernização da oferta ao setor, a novidade mais relevante será a disponibilização de um novo equipamento de marcação a laser, essencial para o aumento da eficiência e rapidez do serviço.

Cerca de 90% de todas as peças em metais preciosos que entram no mercado nacional, são certificadas no Porto, na Contrastaria de Gondomar.

 

ouro bydavidoliveira 815x543

 

 

Identificação e caracterização das matérias-primas

O ouro, considerado o metal nobre por excelência, é praticamente indestrutível sob a ação de agentes químicos, bem como em contacto com o meio ambiente, seja qual for a temperatura. Não se altera sob ação do calor ou da humidade, nem com os agentes corrosivos do ar. O facto de ser um metal inoxidável por excelência, brilhante (cor dourada) e incorruptível, associado à sua relativa escassez, converteu-o no metal mais apreciado e procurado para fins ornamentais.

O ouro é um metal extremamente denso. Mas é também o metal mais maleável (tem capacidade para sofrer deformações permanentes quando submetido a certas temperaturas e a algumas ações mecânicas) e mais dúctil (tem a possibilidade de ser reduzido a fios muito finos). Demasiado frágil e flexível para poder ser usado puro em peças de ourivesaria, é necessário misturá-lo com outros metais, o que lhe dá maior resistência. Nos objetos de filigrana (bem como em todos os objetos de arte e luxo), utiliza-se uma liga com cobre e prata.

... saber mais: Filigrana de Portugal

 

 

 

 

Euronews Directo

Facebook

Spotify By David Oliveira