Ponte de Lima a Meca do Sarrabulho
Aldeia do Pontido, um lugar a descobrir
Arrow
Arrow
Shadow

TASCOS do Porto, são pérolas para o turismo e para quem gosta de comer bem.

Gastronomia sexta-feira, 30 março 2018 17:38

Tasco, como designação natural é um estabelecimento onde são vendidas refeições e bebidas

Na cidade do Porto como em muitas outras localidades portuguesas, tascos são cada vez mais procurados.

A sua procura é essencialmente pelo seu lado rústico, natural, sabores únicos à moda do "antigamente".
Claro sem nunca esquecer o bem receber e calor humano das pessoas.

 

Entrar num Tasco, é entrar numa casa portuguesa, pois com certeza! É o cheiro do estrugido, e da sertã de óleo bem quente, sempre pronta a fazer mais iguarias. Todos os que vêm por bem são bem vindos, pelo que não é raro entrar um cliente e sair um amigo!

 

 © Marco Neiva

A decoração é à boa maneira antiga, mesas de madeira com bancos corridos, decoração castiça com fotos do clube ou da cidade de coração, aparato simples, mas composto! O vinho é servido em caneca, em alguns casos diretamente da pipa, fresquinho, fresquinho!

A ementa depende do que o mercado tem de fresco e da vontade da cozinheira! Os produtos utilizados são geralmente da terra! Frescos, locais e muito saborosos.

Alguns destes locais parecem caixinhas do tempo. Ao seu lado a cidade evolui, mas passando a porta tudo permanece igual há 20 anos atrás.

O ambiente é composto pelos clientes habituais que, todos os dias, aí começam ou terminam o dia, discutem a vida, política, filosofia, futebol … ou simplesmente observam a azafama cá fora, de quem acelerado corre para casa ou para o trabalho!

Atualmente, os tascos gourmet são uma reinvenção contemporânea destes tascos antigos. Mantendo a cozinha tradicional, os produtos frescos (enchidos, queijos, pão tradicional) num ambiente mais moderno. Ótimos locais para um fim de tarde entre amigos, para um último copo antes do regresso a casa, recarregando baterias!

 

Fonte: Turismo do Porto

 

Facebook

Spotify By David Oliveira